sábado, 14 de maio de 2011

Ajuste de Lunetas.

Quando comprei minha luneta tive um pouco de dificuldade para acertar a mira e não sabia como utilizar o mil dot, então lendo a respeito do assunto achei esse texto que alguns colegas do site Airgun escreveram, me pareceu bem interessante, então resolvi testar e para minha surpresa ficou melhor do que eu esperava, vou compartilhar com vocês, pois acho que será muito útil.

Resolvi postar uma tabela que como iniciante que sou, uso na prática quando vou regular a luneta, facilita bastante pois sinceramente antes era meio no chute quantos cliques deveria dar na regulagem para trazer o tiro (POI) onde eu queria, ela diz conforme a distância, quantos cliques você precisa para alterar o POI em 1 cm, vou postar como cheguei ao cálculo.

1MOA = Minut of Angle

1, 047 pol a 100 jardas

ou

2,66 cm a 91m

ou

2,92 cm a 100m


Então segue a tabela que falei, a coluna da esquerda é a Distância em metros e a coluna da direita é o número de cliques para mudar o POI em 1 cm, a coluna do centro é para lunetas com 1/4 MOA e a coluna da direita para lunetas com 1/8 de MOA


m     ¼   1/8


10    14  27

15    9    18

20    7    14

25    5    11

30    5    9

35    4    8

40    3    7

45    3    6

50    3    5

55    2    5

60    2    5

65    2    4

70    2    4

75    2    4

80    2    3

85    2    3

90    2    3

95    1    3

100  1    3


Como faço pra usar a tabela: meço a distância do alvo, faço um agrupamento de 5 tiros, meço a distância do centro do agrupamento (estimado) ao centro do alvo, vou a tabela e calculo quantos cliques precisa, na grande maioria das vezes o segundo agrupamento esta "zerado" no centro do alvo.
Exemplo:
Monto a luneta e faço um agrupamento a 20m com uma luneta com 1/4moa e o centro do agrupamento ficam 5 cm á esquerda e 3 cm acima então:

5 x 7 = 35 cliques pra direita

3 x 7 = 21 cliques pra baixo
rtgrando


MIL DOT

Alguns colegas do fórum tem me questionado sobre dúvidas a respeito das lunetas de retículos com MIL DOT.


Na verdade, MIL DOT são muito simples de ser compreendido, tão simples, que é mais difícil explicar.


Quando abordamos o tema pelo aspecto técnico, nos voltamos para a matemática e a trigonometria, que não são familiares a todos. Por isso, costumamos dar a explicação mais simples, de modo que cada Atirador possa desenvolver seus próprios métodos. Assim, dizemos que 1 MIL DOT ajusta 1 metro em 1000 metros, ou seja, 1:1000. Para quem conhece bem a matemática, é muito simples extrair uma série de informações a partir desses dados, contudo, sei que não é tão fácil para a maioria, por isso, procurarei esclarecer.


Começarei pelo esclarecimento científico para que possamos ao final, dar a explicação PRÁTICA que adotamos em campo:


MIL DOT é função de MILIRRADIANOS (mrad).


RADIANO é a medida de um arco cujo comprimento é igual ao raio da circunferência que contém o referido arco.


1 rad = 1 m/m = 57,2957º

1 mrad = 0,0572957º, então, esse é o ângulo formado a partir dos pontos no retículo até o alvo visado, ou arc tang (1/1000).


Muito bem, então se MIL DOT é função de mrad e representa 1 metro a 1000 metros, podemos dizer que representa 10 cm a 100 metros, 1 cm a 10 metros e assim por diante. Essa é a relação que temos para as distâncias entre centro de dois pontos no retículo da luneta.


Se o tamanho do alvo, altura x largura é 1 metro e ele está posicionado a um alcance de 1000 metros, então ele cabe entre dois pontos do MIL DOT no retículo da luneta, tomadas as medidas de centro a centro dos pontos.


Mas, o MIL DOT foi desenvolvido originalmente para ser utilizado em lunetas com Magnitude de 10 vezes e, isso é o que realmente importa aos Atiradores, pois, muitas lunetas com MIL DOT tem Magnitudes variáveis e diferentes de 10. Como exemplo, as lunetas 3 – 9 x 40.


E, sendo MIL DOT razão de 1:1000 e metro razão de 1:100 quando convertido para centímetros, nada melhor do que a magnitude 10, pois, 1000 / 100 = 10.


Um alvo visado a 1000 metros com luneta de magnitude 10, equivale ao mesmo alvo visado a 100 metros a olho nu. Se a magnitude for outra, o alcance correspondente se altera e assim se altera também o tamanho do alvo coberto pelos pontos no retículo e, aparentemente as coisas se complicam.


Então, alguns fabricantes de lunetas tipo MIL DOT às vezes fornecem fórmulas para cálculos, que se baseiam nas informações dadas e em suas lunetas específicas. Alguns fornecem tabelas e algumas fórmulas mais complicam do que ajudam.


PORTANTO, VAMOS VERIFICAR COMO FAZEMOS NA PRÁTICA:


Para fins práticos, no campo, todas as explicações científicas (embora necessárias aos mais estudiosos) são confusas e demandam tempo para serem processadas.


Informação importante:

A melhor unidade de medida para utilizarmos com MIL DOT é o centímetro (cm).


Por isso, adotamos uma maneira muito simples, que consiste de dividirmos o Alcance em Metros pela Magnitude da luneta para sabermos a distância coberta pelo intervalo entre dois pontos de MIL DOT no retículo, tomadas de centro a centro dos pontos.


Exemplo 1:


Alcance 100 metros

Luneta de Magnitude 10 x


100 / 10 = 10 cm (distância entre dois pontos do retículo)


Exemplo 2:


Alcance 50 metros

Luneta de Magnitude 10 x


50 / 10 = 5 cm (distância entre dois pontos do retículo)


Exemplo 3:


Alcance 50 metros

Luneta de Magnitude 4 x


50 / 4 = 12,5 cm (distância entre dois pontos do retículo)


Quando conhecemos o tamanho do alvo e queremos determinar o alcance:


Se o tamanho do alvo compreende a distância entre dois pontos no retículo, basta multiplicar o tamanho pela magnitude adotada na luneta para determinar o alcance;


Exemplo:


Tamanho do alvo 15 cm (Preenche 1 vão entre centros dos pontos no retículo)

Luneta de Magnitude 3 x


15 * 3 = 45 metros (alcance do alvo)


Se o tamanho do alvo compreende a distância entre mais do que dois pontos no retículo, dividimos o tamanho do alvo pelo número de vãos entre pontos que ele preenche e multiplicamos o resultado pela magnitude adotada na luneta.


Exemplo:


Tamanho do alvo 15 cm (Preenche dois vãos entre centros dos pontos no retículo)

Luneta de Magnitude 3 x


(15 / 2) * 3 = 22,5 metros (alcance do alvo)
1 MIL DOT corresponde a 3,44 MOA.

Se a luneta for de
1/4 MOA, é só multiplicar 3,44 pelo denominador 4, ou seja, 3,44 * 4 = 13,76. Como o clique deve ser em número inteiro, arredondar para 14. Portanto, para luneta de 1/4 MOA, a variação equivalente a 1 MIL DOT, corresponde a 14 cliques. Se a luneta for de 1/8 MOA, serão necessários 28 cliques.

O arredondamento do número de cliques não afeta a precisão, porque a diferença é muito pequena.


Se a mira estiver zerada a 100 jardas e desejar atingir um alvo a 400 Jardas, tem duas maneiras:


1. Disparar a 400 jardas e ver a distância que o projétil atinge abaixo do ponto visada (centro do alvo). Olhar pela luneta e ver qual ponto do mil dot coincide com o ponto de impacto.


2. Conhecer a trajetória do projétil e definir através do mil dot, quantos pontos são necessários para a compensação.
Nelson
Informações extraídas do site Airgun.

9 comentários:

  1. Olá, sou do interior de Minas Gerais e tenho previsão de morar um ano em Belo Horizonte pra fazer um curso. Assim, estou buscando contatos com atiradores esportivos para debates sobre o tema.
    Grato,
    Christhian Magalhães.

    ResponderExcluir
  2. Amigo sou iniciante, e meu maior obstaculo é encontrar a distancia do alvo, ja tentei inumeras formulas, e quando vou conferir a distancia esta totalmente fora do que eu calculei, minha luneta é uma 4X32 Mil-Dot A0? tem muita diferença ?

    ResponderExcluir
  3. Pessoal estou tendo dificuldade em estimar a distancia com meu riflescope, já tentei tudo que é calculo e quando vou tirar a prova com a fita métrica da totalmente fora meu Scope é um de 4X32 Mil-Dot A0 quem puder me ajudar agradeço meu e-mail é: audioevideo10@bol.com.br

    ResponderExcluir
  4. duvida parceiro, minha luneta tem 24x50 de ampliação, se eu zerar ela para 100 metros, e meu alvo estiver a 150 metros, como calcular, para saber exatamente em qual dote atirar, nao consegui entender. Se puder me responder fico muito grato.

    ResponderExcluir
  5. OLA TENHO UMA CARABINA CROSMAN 5.5 NITRO LUNETA CENTER POINT 3X9X32
    EU ESTOU TENTANDO COLOCAR O RETICULO ENCIMA DO ALVO QUE ATIREI MAIS A TORRE NAO CHEGA O SUFICIENTE PARA
    ALCANSAR AONDE EU DEI O TIRO O QUE POSSO FAZER E TIRO FICA UNS 5 DEDO PRA BAIXO DO RETICULO DA MIRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VERDADE E QUE NAO ESTOU CONSEGUINDO REGULAR ELA PQ A TORRE VAI ATE O FINAL E AI NAO CONSIGO CHEGAR AO PONTO OQUE POSSO FAZER ?

      Excluir
    2. Olá!
      Você deve calçar!
      Caso não dê regulagem e faltar para baixo ou para cima, corte uma chapa de raio x no tamanho e largura do mount e faça um calço, se faltar regulagem para cima calce a parte da frente do mount e se faltar para baixo calce a parte de tras do mount.
      Não colocar muito calço é bom, pois pode entortar, amaçar ou danificar a luneta ou red dot. Coloque no máximo 3 calços.
      Abraço

      Excluir
  6. Peaaol eu gostaria de saber ants click tem uma luneta 4x32 Rossi pra mum podge Ezra ela aproveitando ql acmelhor distances pra podge refusal ela

    ResponderExcluir