terça-feira, 19 de abril de 2011

Excelente tópico sobre como escolher o chumbo.

Excelente tópico sobre como escolher o chumbo.

Olá amigos do blog!

Muitos perguntam: qual o melhor chumbinho para a minha carabina?

Mediante a isso vou tentar ajudar aos amigos a escolher o melhor chumbinho que se adéqua a sua carabina.

Como nos sabemos, os projeteis (chumbinhos) que são expulsos do cano através da pressão do ar, tem dois movimentos, o de rotação e o de translação.
• 1º- O de rotação da ao projétil direção retilínea;
• 2º- O de translação da ao projétil após a saída do cano uma trajetória curvilínea.
Ai dependendo a distancia do alvo tem que corrigir a alça de mira. Mais não é só isso.

O chumbinho também tem uma grande importância vejamos.

Por exemplo:
Você afere sua arma com uma determinada distancia, usando um modelo de chumbinho de um fabricante, depois você passa a usar outro de marca diferente ou modelo diferente. O peso entre eles também será diferente, ai encontramos um pequeno problema, somando expulsão do projétil pela pressão do ar, mais trajetória, mais peso do projétil e modelo.
Usando isso dará diferença, principalmente quanto ao modelo, visto que o de cabeça chata tem uma resistência maior com atrito do ar, enquanto que os de cabeça pontuda ou redonda o atrito com o ar é menor, essas são apenas algumas variações quanto ao peso e o modelo do projétil.

E se isso não é o bastante para um melhor entendimento, ainda temos as deformidades do projétil, às vezes provocado pela própria arma ou chumbinho que não tenha boa qualidade.

Exemplo:
Quando se coloca o chumbinho no cano da carabina, e ele não entra todo no cano e ao fechar o cano para disparo, ele sofre deformidades (amassando ou guilhotinando o chumbinho) isso provocara diferença no tiro.


Obs.: Veja quando ele tem mais peso de um lado do que do outro, como também rebarba ou saia do chumbinho mal acabada, que poderá comprometer o agrupamento dos tiros, visto que com o movimento de rotação provocado pelo raia mento ao chumbinho, quando ele sai do cano da arma com um pouco de peso a mais em determinado local, também vai criar um pequeno movimento centrifugo, fazendo com que o projétil saia um pouco de sua trajetória causando variações (vibrando), podendo ser para qualquer lado do alvo, eu não estou dando dados muito técnicos para ficar bem claro e de fácil entendimento para os iniciantes, o mais simples possível.

Quando falei do movimento centrifugo a pessoa pode comparar, por exemplo, o volante do carro quando esta vibrando, um dos motivos é a falta de balanceamento de rodas, quando tem mais peso de um lado do que do outro, então quando se faz a correção colocando pedaço de chumbo colado ou grampeado no aro se corrige o problema. No caso do chumbinho eu me refiro, quando ele é irregular com a parede do mesmo é mais fina em uma parte e mais espessa em outra, (tem mais material de um lado de que do outro ou também tem a saia do projétil mal acabado), às vezes da até para ver os defeitos e com o movimento de rotação provocado pelo raia mento, quando ele sai do cano provoca uma vibração no movimento de rotação causando variações tirando o chumbinho de sua trajetória retilínea, ai acertasse qualquer coisa menos o centro do alvo, o bom é a partir do centro do alvo para se obter um agrupamento melhor. Isso se a pessoa não for um mau atirador. (Treine!).

Agora faça o teste compre chumbinhos de qualidades, regule ou afira a carabina e comece a atirar depois em outro alvo continue atirando com o mesmo chumbinho a mesma distância, depois faça isso com outra carabina se tiver, e depois troque o modelo do chumbinho ou de fabricante e veja o resultado. Não se esqueça que o cano da arma tem que estar limpo, pois também se estiver sujo causa variações, eixo do cano não pode ter folga, o-ring tem que estar em boas condições etc.

Como usar melhor a carabina:

Vou lês da um pequeno exemplo: Para ser um melhor atirador ou para tiros melhores, tem sempre que se lembrar dos cincos primeiros passos:
• 1º Posição;
• 2º Empunhadura;
• 3º Visada;
• 4º Respiração;
• 5º Acionamento da tecla do gatilho.

A tecla do gatilho não pode ser puxando e sim pressionada ou além de puxar a tecla do gatilho, ele também puxa a carabina e ainda tem que somente usar a falange do dedo, com isso você cria um espaço entre a tecla do gatilho e o dedo, chamado de luz no dedo, com isso é criado uma pequena alavanca, fazendo com que o atirador tenha um movimento de fechar a mão e não de puxar a carabina de encontro ao cavado do ombro assim se obtém um melhor disparo, evitando tirar ela da posição.

Exemplo para iniciantes, sem que tenha que gastar para isso. A pessoa pega um peso de 01 a 02 quilos, podendo ser ate um balde de água; um pedaço de cabo de vassoura ou cano de PVC de ¾, de uns 40 cm faz um furo no centro, passando pelo furo amarre um pedaço de corda, barbante ou cadarço a outra ponta amarre na alça do balde, ou um peso que acha melhor, depois estique os braços na altura do ombro, o cordel deve ficar esticado com o peso quase tocando no chão, enrole o cordel no bastão apenas com o movimento das mãos mantendo o braço esticado, depois desenrole o cordel do bastão também apenas com o movimento das mãos em movimento contrario, sem deixar desenrolar como se fosse um carretel, faça isso todos os dias quantas vezes acha necessário, se enrolar e desenrolar por duas vês, não deixe o peso tocar no chão, isso é só um exercício de sustentação da carabina com um pouco de equilíbrio ajuda no tiro, experimente e veras o resultado, quando estiver enrolando o cordel no bastão, expire e segure o ar (apneia), desenrole soltando o ar.
Aparte técnica do exercício é muito extenso iria tomar uma parte muito grande do blog.



Já que não se faz raia mento de qualidade, ou um cano melhor em carabinas nacionais, ameniza a situação um conjunto com GR, bom aparelho de pontaria que pode ser trocado e chumbinhos de qualidade. O GR é pra evitar os trancos das molas, ai você tem um tiro melhor com menos vibração, um amigo me mando um email me mostrando uma loja que a carabina já sai da loja com GR o site é: www.airguns.com.br ou também pode fazer um tuning na carabinas de outra forma, e só pesquisar que ira encontrar muitos.
As carabinas de qualidade poucos podem adquirir, são muito caras e a grande maioria compra as nacionais, tem pessoa querendo fazer parte do esporte mais tem pouca grana para comprar carabina de qualidade.
As carabinas nacionais vêm em seus manuais falando da distancia de agrupamento de tiros, testados por eles na fabrica já que as carabinas nacionais são para iniciantes no tiro esportivo.
Mais pode ser melhorado lendo atentamente os dados acima. Que com pequenos dados para saber escolher melhor o que vai usar, tenho certeza que isso que estar acima vai ajudar um pouco.

Peço aos amigos que comentem o assunto de suas opiniões sugestões ou criticas.  

Este site vende muitos modelos de chumbos de marca diferente www.diabolo.com.br. Agora e só escolher os que deseja usar.


Melhor custo benefício

• 1º Para perfuração, Gamo Magnum, Pro Magnum;
• 2º Para expansão, Gamo Expander;
• 3º Para impacto, Gamo Pro Hunter, Match.

Têm melhores, mais são um pouco mais caros os HN.

Peço aos amigos que coloquem neste blog, suas experiências com chumbinhos seja ele qual for, em qualquer carabina.

Gostaria muito de enriquecer este Tópico com a contribuição dos senhores, tentando esclarecer o que ainda não foi mencionado, tendo como fonte de consulta e de grande material didático, deixando para os que virão a fazer parte dele.

Os chumbinhos Cônicos da para tiros informais a curta distância, digamos da para brincar.
(são conhecidos como foguetinhos são retos lisos e cabeça pontuda).

Os chumbinhos modelo Hollow Poit (ponta oca) são utilizados para transferir energia rápida ao alvo, tendo com isso maior impacto, sendo assim sua precisão fica com um pouco comprometida à grande distância

Os chumbinhos Predadores, RW Hollow Poit e Crow Magnum são feitos para detonar objetos como cacos de cerâmica, limões, laranjas, latinhas cheia de água etc.

Os chumbinhos modelo Domed (conhecido como cabeça redonda) são feitos para obter um melhor coeficiente (menor atrito com o ar) e sua utilização e objetivo são para que atinja maior distância.

Os chumbinhos modelo Wadcutter (conhecidos como cabeça chata ou plana) têm em sua utilização para tiro ao alvo de papel (conhecido também que são feitos para cortar papel) e ele tem um maior atrito com o ar, do que os de cabeça redonda. Dependendo da carabina utilizada, ele tem boa performance a tiros a media e longa distância. Também são utilizados para competição.
Muitos usam para competir ou treinar, os HN Match são muito bons para competição.
Para treino de precisão ou competir os Gamo Match, Rossi ou Dayse. (são apenas pequenos exemplos). Também vai da carabina que tiver utilizando ok.
Um colega me enviou este comentário a respeito dos chumbos abaixo
 (Lead free normalmente são bem ruins quanto á precisão.
Eu já testei os Skenko Green Monsters e os Prometheus(o da saia amarela), ambos em 5.5.
Agrupamentos ruins, penetração só é boa COMPARADA a outros projéteis de formato semelhante(me refiro a "cabeça" do projétil) em materiais mais duros -> chapa de metal, tijolos... enfim. Porém em alvos mais macios os de chumbo se saem melhor.
Por serem NORMALMENTE bem leves, em tiros acima de 10-15 metros eles perdem muita energia devido á desaceleração.
Eu testei agrupamentos usando uma CBC G1 com Kit Firelizard e luneta 4x32. Mesmo a 10 metros os agrupamentos foram ruins... Os do Prometheus melhores que os Skenko.
Comprei, pois gosto de colecionar e testar projéteis diferentes, mas em minha opinião n vale á pena pagar 50 reais por 100 projéteis que não servem para tiros longos e não são precisos em tiros curtos...hehehe. )


Autor:

S. Alfredo.
Texto retirado do site: Airgun.

27 comentários:

  1. bom dia amigo, Tenho uma pistola Beeman p17, uso chumbo Gamo pro Magnum, os chumbos são de excelente qualidade, nao havendo deformação.
    com esse chumbo consigo agrupar a 10 m numa moeda de 1 real, com visada livre.

    ResponderExcluir
  2. OLÁ, TENHO UMA CBC NITRO X1000 5.5, COSTUMO UTILIZAR OS CHUMBOS GAMO, MATCH, PRO HUNTER E PRO MAGNUM. TAMBÉM TREINO EM MOEDAS PRESAS AO ALVO, OS TIROS SÃO BASTANTE PRECISOS A 12 METROS. PARA RETIRAR O CENTRO DA MOEDA DE 1 REAL FORAM APENAS 3 TIROS NA ÚLTIMA VEZ, UTILIZANDO O PRO HUNTER. COM O MATCH FORAM 8 TIROS.

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite amigo, comprei uma carabina cbc Nitro advanced há 3 meses, neste periodo efetuei cerca de 700 disparos, hoje percebi que o desempenho dela não esta sendo o mesmo comparado com os primeiros disparos, pois o chumbo não atravessa mais madeiras que antes atravessava, será que pode ser porque eu nunca limpei o cano? ou será que ja cansou a mola? eu ultilzo chumbo da marca GAMO. Aguardo uma resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem amigo, você tem uma carabina nitro, ou seja com gas ram, ela não se cansa como as molas convencionais, a cbc tem um retentor do embolo de material sintético, então para lubrificação deste retentor utilize óleo de vaselina, apenas algumas gotas e não óleo mineral como nas antigas, isso danifica o retentor pelo efeito diesel. E faça uma limpeza no interior do cano, carabinas potentes costumam deixar vestígios de chumbo no raiamento perdendo assim a precisão e potencia no disparo. Espero ter ajudado. Vlw.

      Excluir
  4. ola um desses fui caçar pombas com minha hatan ht 80 recem comprada, levei dois tipos de chumbos,gamo expander e rifle, a principio o expander derrubou algumas pombas mas notei que algumas nao morriam na hora sendo dificil de ir atras delas por se mata abeira de rio, bom mudei para o rifle dai nao perdi nem um tiro mais pois ele entra detonando as pombas, conclusao, o rifle e um chumbo barato e melhor para abater pombas, so uso esse agora e nao perdi nem um tiro mais, abaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nivaldo. Não tenho nada contra a caça, mas não é conveniente que vc declare em público que usa um rifle de pressão para caçar. É crime ambiental.

      Excluir
    2. Punheteiro abobado.

      Excluir
    3. para de caçar pomba e vai caçar uma ROLA seu abestado...

      Excluir
    4. A caça e uma coisa que vem de tempos, quando se caça pra se alimentar não acho erado, agora quando se caça por sacanagem ai assim aos amigos que são contra a caça queria saber se eles come carne por que carne e de algum animal não e da terra não, mais opniao e igual c... cada um tem a sua!!!

      Excluir
    5. Também uso marca rifle 4.5 em alvos e na caça pombos, ele é bom mais é fraco e agora uso o chakal e micro óleo no rabo do chumbinho, preciso e mais rápido. Traficantes e alvo "gente" ninguém vaai lá comprar as dores.

      Excluir
  5. E quanto a enchimento de chunbos o q vou obter com isso alguem ja fes testes?

    ResponderExcluir
  6. E quanto a enchimento de chunbos o q vou obter com isso alguem ja fes testes?

    ResponderExcluir
  7. Bem, tenho uma carabina sumatra 500 e gosto muito de tiro esportivo, como minha carabina é bem potente costumo usar projéteis pesados como os monsters e destroiers, mas para competir, a tiros de 10 - 20 metros, gosto muito do gamo match, é barato e tem uma aglomeração muito boa. Vlw. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. hoje em dia com 10 15 reais se compra um frango,pra que matar um bicho selvagem

    ResponderExcluir
  9. tenho uma carabina 6.0 nitro six, qual o melhor chumbo??

    ResponderExcluir
  10. tenho uma carabina 6.0 nitro six, qual o melhor chumbo??

    ResponderExcluir
  11. credo!!!! olha as ideias desse nivaldo, tirando vida dos bichinhos!!! quiser caçar va pra Argentina pô...

    ResponderExcluir
  12. A minha beeman P17 está com problemas, ponho o chumbinho e ela não quer disparar, o gatilho vai até o final é nada, porém se não por o chumbinho dispara normalmente, já limpei já fiz uma série de coisas e nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já descobriu o defeito? A minha ta do mesmo jeito da sua...!!!

      Excluir
  13. A minha beeman P17 está com problemas, ponho o chumbinho e ela não quer disparar, o gatilho vai até o final é nada, porém se não por o chumbinho dispara normalmente, já limpei já fiz uma série de coisas e nada.

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber de posso competir com chumbo 5.5 em competições de precisão, pois me informaram que só o 4.5 e aceito. Acho estranho, pois no mercado brasileiro o 5.5 e mais acomum.

    ResponderExcluir
  15. Olá bom dia, tenho uma b19s com ram de 50kg e gostaria de uma sugestão de qual chumbinho utilizar levando em consideração que eu quero uma boa precisão a uma distância de +/- 20 metros.Obrigado.

    ResponderExcluir
  16. Olá bom dia, tenho uma b19s com ram de 50kg e gostaria de uma sugestão de qual chumbinho utilizar levando em consideração que eu quero uma boa precisão a uma distância de +/- 20 metros.Obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Alguem ja usou o prometheus 4.5 na beeman p17 sabe me dizer se fica bom?

    ResponderExcluir